top of page

CINEMA DA PRAÇA

FOTO-CINEMA-C_-LETREIRO-ALTA-(1).png

O antigo cinema de Paraty, o “Cine São Jorge”, mais conhecido como “cinema do Seu Pedro” deixou muitas lembranças para aqueles que o conheceram. O cinema esteve ativo até a década de 70 e após seu fechamento o espaço teve outros usos.

Em 2018 o sobrado ganhou vida nova com a inauguração do Cinema da Praça | Espaço Experimental de Cultura, um novo equipamento público de cultura para o município. Uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, do BNDES, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Comunitas.

As obras para revitalização do espaço tiveram inicio em maio de 2016 com o patrocínio da Petrobras na fase de restauro. A segunda parte da obra contemplou as etapas do paisagismo, da compra de mobiliário e equipamentos – com recursos captados junto ao BNDES, liberados para a fase final.

O Cinema da Praça mantém muito da configuração original dessa edificação única no Centro Histórico de Paraty. Possui uma sala de projeção com 80 lugares e equipamentos de alta qualidade, Espaço Multiuso Petrobras para oficinas, e ainda uma sala de leitura com acervo especializado de 4000 livros e outras mídias, além dos espaços de apoio.

O Cinema da Praça está situado no coração do Centro Histórico, em frente à Praça da Matriz e seu funcionamento reascende a vida desse espaço tão simbólico de convívio e criatividade que tem muito significado para os paratienses.

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram

Saiba mais sobre as fases de revitalização do Cinema

Fase Petrobras

Fase BNDES

bottom of page