A Casa da Cultura
A inscrição de Paraty em 2019 na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como o primeiro Sítio Misto no Brasil tornou fundamental imprimir uma nova fase a seu principal equipamento cultural público, a Casa da Cultura de Paraty. Um reposicionamento da Casa da Cultura como o efetivo Centro de Interpretação do Patrimônio, em seus aspectos natural e cultural, com ênfase na vertente imaterial deste.
Atender a essas responsabilidades, significa concretizar oportunidades de aprendizado e experiências. O Ciclo de Qualificação Profissional comunica valor do patrimônio mundial – cultura e biodiversidade, também no viés econômico, como ativo a gerar renda e sustentabilidade, proporcionar a inclusão, desenvolvimento e conscientização de empreendedores e trabalhadores que nele atuam por meio de cursos em diversos formatos. Sob esse objetivo, divulgamos o início das atividades do Ciclo de Qualificação e abrimos inscrições do Curso de Educação em Cultura e Biodiversidade de Paraty da Casa da Cultura.
Objetivos:
O curso pretende formar educadores através de atividades conceituais e práticas, disponibilizando aos participantes referenciais teóricos, práticos, imersivos e propositivos sobre os temas relacionados a titulação de Paraty como patrimônio mundial da Unesco por sua cultura e biodiversidade (veja na tabela abaixo o conteúdo programático).
Quem pode participar?
Interessados em aprender e comunicar o título de Paraty como patrimônio mundial (Professores, Guias de Turismo, Líderes comunitários, e outros).
*A participação é obrigatória para quem tem interesse em ser professor, mentor, ou instrutor nas atividades de formação e qualificação do Programa Paraty Cultura e Biodiversidade da Casa da Cultura.
Como vai ser?
A trilha de aprendizagem se baseia na interação de processos colaborativos, bem como a perspectiva da inovação temática e potencialização da autonomia dos participantes.
Como se inscrever?
No período de 06 a 31/05/2021 através do preenchimento deste formulário (clique aqui).
Conteúdo Programático e Cronograma:
Comentários