Exposição "Pulsar” – A arte plural de Patrícia Gibrail” é uma experiência sensorial pela jornada da artista, em cartaz na Casa da Cultura de Paraty
- Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres
- 7 de mar.
- 3 min de leitura
Corações hiper realistas e asas gigantes retratadas em telas multicoloridas traduzem três décadas do trabalho de Patrícia Gibrail, em mais de 30 obras, entre pinturas, esculturas e instalações. A exposição da artista paratiense segue em cartaz na Casa da Cultura de Paraty até o final de março

A mostra “Pulsar – A arte plural de Patrícia Gibrail” celebra três décadas da trajetória de uma artista que transforma emoção em poesia visual e silêncio em diálogo criativo. Com mais de 30 obras, entre pinturas, esculturas e instalações, a exposição convida os visitantes a sentir, mais do que observar, uma arte que pulsa, transforma e transcende.
Formada em desenho industrial, Patrícia Gibrail iniciou sua carreira na criação de estampas têxteis e atuou em cenografia e figurinos antes de consolidar sua identidade artística em Paraty, cidade onde nasceu e escolheu viver desde 2000. Essas experiências variadas foram fundamentais para moldar sua linguagem múltipla, que transita entre intuição e técnica, razão e emoção. Suas telas são marcadas por cores que nunca são puras, mas sempre mescladas, e por grafismos complexos que desvendam nuances e camadas de significado.
A exposição está organizada em duas salas, permitindo ao público explorar diferentes facetas da arte de Patrícia. A primeira sala é um mergulho na pluralidade de sua produção, com pinturas e esculturas que dialogam entre si e com o espectador. Já o segundo espaço, dedicado aos corações de cerâmica, apresenta seu trabalho mais recente, marcado por uma perda pessoal. Para elaborar o luto, a artista começou a desenhar e moldar corações como forma de lidar com a ausência e reencontrar o pulsar da vida.
Corações, asas e silêncios
Esses corações, esculpidos em cerâmica, possuem camadas de significado: nunca estão vazios. São plenos, carregados de força, vulnerabilidade e simbolismos que dialogam com o ciclo da vida. A sala é ambientada pelo som das batidas de um coração, criando uma experiência sensorial que ressoa de maneira íntima no visitante, sugerindo uma reflexão sobre a fragilidade e a intensidade da existência.
Outro elemento que permeia o trabalho da artista são as asas, metáforas da liberdade criativa, da imaginação e do desejo de transcendência. Patrícia encontra inspiração na natureza, na espiritualidade e em suas próprias vivências, que se refletem em sua arte de forma visceral. Sua casa-ateliê, com um jardim que é quase um santuário, também é parte integrante desse processo criativo, como um espaço de conexão e contemplação que alimenta sua produção.

Patrícia vive uma percepção única do mundo. A perda progressiva da audição, na vida adulta, intensificou a relação com os sentidos táteis e visuais, permitindo uma escuta mais apurada do silêncio e uma interação sensorial ainda mais profunda com o ambiente ao seu redor. Para ela, a arte é uma forma de pulsar com o mundo, de transformar experiências em algo que conecta as pessoas e cria novos significados.
Além de artista plástica, Patrícia Gibrail é uma das curadoras da Casa da Cultura de Paraty. Esse papel tornou o processo de seleção das obras para a exposição ainda mais especial e desafiador. A mostra representa um marco em sua carreira, por ser sua primeira individual após participar de diversas coletivas. “A Casa da Cultura foi minha grande escola de arte. Expor aqui é um desafio e uma realização, pois é um espaço também afetivo para mim”, comenta Patrícia.
Visitar a exposição “Pulsar” é embarcar em uma experiência sensorial única, guiada pela força feminina da artista, onde emoção, técnica e beleza se encontram. Com sua intuição artística e curadoria cuidadosa, Patrícia Gibrail nos lembra que a arte é algo que pulsa dentro de nós. Senti-la, a partir de sua obra, é testemunhar a vida que se renova a cada dia, em cada batida, em cada silêncio.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Cultura de Paraty conta com o patrocínio do Grupo Globo, patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio da EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, Grupo Águas do Brasil, Pousada Literária de Paraty, Fazenda Bananal, Sandi Hotel, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.
Serviço:
Pulsar – A arte plural de Patrícia Gibrail
Casa da Cultura de Paraty
Até xx de março de 2025.
Entrada Gratuita
Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000
Visitação: Terça a sábado, das 10h às 20h, Entrada gratuita
Contato: +55 (24) 99238 4737
IG @casadaculturaparaty
IG @patriciagibrail
Informações para a imprensa:
Rosane Queiroz
tel. 11 - 96081-8447
Comentarios