As festas religiosas de Paraty unem zona urbana, rural e costeira em prol da comemoração de seus santos. Num espírito de cooperação e caridade, os paratienses põem em prática suas crenças. No gene desse povo há um histórico centenário de gente festeira e honrar essa herança o permite estar integrado à cidade e suas raízes.
Durante algumas celebrações, Paraty parece ter parado no tempo. O povo coroa imperadores, distribui carne e doces, entretêm a corte com danças folclóricas e, sem cair na monotonia, colore a cidade em tons distintos a cada época do ano, assim como fazem as estações.
No carnaval os moradores também percorrem as ruas de pedra, mas, dessa vez, em meio aos bonecos de papel machê. No mês de agosto cultuam outra sagrada tradição: a cachaça! Tendo alguns dos melhores alambiques do país, o povo celebra a aguardente como uma divindade por aqui. Entre religiosidade e folia, a cidade sempre encontra motivos para festejar.
A longevidade das festas de Paraty é como um tempero de família: a gente não passa a receita para ninguém e mesmo se entregássemos o passo a passo, ninguém faria igual. Dizem os historiadores que o isolamento sofrido pela cidade durante o século XIX, quando deixou de ser rota do comércio, foi a razão pela qual mantiveram-se preservados seus saberes e costumes. Mas, ouso dizer que nenhum livro pôde mensurar o tamanho da comoção e da fé desse povo. Como um legado passado de geração em geração, os paratienses mantém suas festas, seja por suas crenças inabaláveis ou por amor a cultura da gente que vive aqui.
Curadoria: Fernando Fernandes
Produção: Emanuel Gama
Assistentes de Produção: Priscilla Azevedo e Pamela Albrecht
Design: Leonardo Assis
Texto: Tayná Pádua
Fotos: Leonardo Assis
Pintura: Francisco Gama
Agradecimentos:
Diuner Mello
Vanda Maria Miranda
Edson José de Oliveira
Fernando Alcântara
Marcello Augusto de Alcântara
APACAP
Pinacoteca Marino Gouveia
Secretaria de Cultura de Paraty
Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
Abertura: 10 de dezembro de 2019
Encerramento: 01 de março de 2020
Salão Nobre
Vídeo da exposição:
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO | 10/12/2019
FESTAS DE PARATY
O que são as festas de Paraty se não a emoção, a fé e a alegria da nossa gente estampadas pelas ruas durante alguns dias do ano? No dia 10 de dezembro a Casa da Cultura inaugurou sua última exposição de 2019 com o tempero desses três ingredientes essenciais. Foi uma noite de surpresas, sorrisos e lembranças, que despertaram memórias afetivas das tantas festas vividas por aqui.
Embalada pela alegria da Banda Santa Cecília, nossa “furiosa”, a exposição “Festas de Paraty” fechou um ano de lindas mostras na Casa com o brilho e as cores da cultura da nossa gente! Viva!!!
10 dez – 1 mar/2020 Salão Nobre Entrada Franca
Agradecimento: Cachaça Coqueiro
Fotos: Leonardo Assis
#vempracasadacultura#vempracasadacultura #casadaculturaparaty#casadaculturaparaty #fundaçaorobertomarinho#fundaçaorobertomarinho #grupoglobo#grupoglobo #prefeituradeparaty#prefeituradeparaty #culturasefazjunto#culturasefazjunto
Comments