O Programa de Educação Musical da Casa da Cultura segue ativo durante a pandemia. Sua continuidade está sendo feita com a participação dos alunos que já estudavam na Casa desde 2019, pois o ingresso de novos estudantes foi interrompido devido ao coronavírus. O distanciamento social gerou inúmeros desafios, mas o projeto deslocou-se para a atmosfera online e está se reinventando. Dessa forma, a música não parou e os sons da Casa da Cultura - violinos, violas, violoncelos, violões, guitarras, baixos, baterias, flautas, clarinetes e saxofones - estão ecoando em diferentes casas pela cidade.
Para tornar possível o estudo à distância, os instrumentos do Programa foram emprestados aos alunos que ainda não têm os próprios. A comunicação entre eles e os professores acontece com o auxílio do WhatsApp e outros aplicativos, além de recursos como salas virtuais, chamadas de vídeo e envio de vídeos educativos. Nem todos os alunos possuem uma boa conexão de rede, o que demanda aos professores criatividade na hora de passar os conteúdos. Mesmo assim, vem sendo possível manter uma rotina semanal de trocas entre alunos e professores, abrangendo não só a técnica dos instrumentos como também teoria e apreciação musical.
Toda a equipe da Casa encontra-se dedicada a manter a continuidade do trabalho. O objetivo é que ninguém se distancie da música; e o retorno vem sendo muito positivo, com os alunos se empenhando em seus estudos e reconhecendo o prazer e a importância de tocar e ouvir nesses tempos difíceis. Os encontros com os professores, ainda que virtuais, são um momento de aprendizado e uma chance de estar mais perto do cotidiano e das pessoas que nos fazem falta.
Vamos acompanhar o aprendizado dos nossos jovens instrumentistas? Toda semana tem vídeo novo nas redes da Casa da Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/casadaculturaparaty/
Instagram: @casadaculturaparaty
Comments