Nascido em Niterói – RJ, Themilton Tavares escolheu e foi escolhido por Paraty há 40 anos. O multifacetado artista é Cidadão Honorário da cidade, reconhecimento adquirido graças ao trabalho que realiza aqui.
Ator, dedicou-se a produzir peças de teatro em Paraty. Criou o grupo Guarda a Chave no Trombone, onde descobriu alguns talentos locais. Dentre os trabalhos realizados, estão “Itaorna, Pedra Podre” – ácida crítica à usina nuclear, “Liberdade para o Boi Malhado”, “O Reizinho Mandão” e o comovente espetáculo “Vida de Cristo”, encenado por anos durante a Semana Santa. As peças traziam também músicas de sua autoria.
Seu trabalho como escritor também foi reconhecido. Teve crônicas em jornais e dois livros publicados: “O Tesouro da Trindade” e “Festa do Divino” – no qual é ainda responsável pelas ilustrações.
Themilton foi professor, teve programa de rádio, foi editor de jornal, trabalhou na extinta Eco TV, foi carnavalesco da Escola de Samba União da Ilha das Cobras e já foi presidente da Casa da Cultura de Paraty. Porém, é nas artes plásticas, desenhando e pintando, que ele exibe sua genialidade. Retrata a cultura paratiense, pela qual é nitidamente apaixonado, mostrando com suas cores fortes e vibrantes e sutileza de detalhes e arabescos as nossas festas populares, bonecos folclóricos e o tradicional Carnaval da cidade.
Imagem: Divulgação
Abertura: 8 de maio de 2015
Encerramento: 5 de julho de 2015
Sala Dona Geralda
Comentarios