top of page
Foto do escritorCasa da Cultura de Paraty Câmara Torres

"Todos os sonhos" de Maria Cermelli

"Por alguma razão, eu só sonho quando estou em Paraty", diz Maria Cermelli. A empresária e artista plástica paratiense segue em cartaz, até 30 de junho, com a exposição de aquarelas, gravuras e desenhos "Todos os meus sonhos são aqui".


A mostra traz mais de 50 obras, em uma coleção eclética, que leva a um passeio pelas paisagens de Paraty e o universo onírico da artista. As aquarelas e gravuras retratam desde cenários de mar e montanha, memórias da infância no sítio de sua mãe, Maria Izabel – produtora da famosa cachaça local, que leva seu nome –a nus e figuras femininas, livres e brincantes, inspiradas na convivência com muitas irmãs.


A mais velha, Belita Cermelli, diretora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), falou sobre o trabalho da irmã, que acompanhou desde a infância:


"Cresci com meu pai (Carlos Cermelli), que é arquiteto, dizendo que a Maria tinha um talento impressionante para o desenho. A forma como ela ocupava o papel era surpreendente. Ela fazia um traço, e não era um desenho no meio do papel, mas o papel que se transformava em uma nova representação. Porque era um talento especial, raro, lindo de ver. Agora, a partir dessa curadoria, de reunir e organizar as obras, a gente olha para o trabalho dela de outro lugar. E é uma produção impactante, coerente, consistente. Estou orgulhosa!", diz Belita.


O artista plástico Dudi Maia Rosa, mestre e professor da artista há mais de uma década, participou da seleção das obras, junto a Patrícia Gibrail e Emanuel Gama, curadores da Casa da Cultura, sob a direção de Cristina Maseda.


"Olhando para o conjunto, vemos diversas facetas que se intercalam, divergem, e refletem a identidade que Maria coloca em tudo o que faz. Suas figuras femininas são curiosas, transmitem um espírito de liberdade, em uma mostra que convida à reflexão", avalia Dudi.


Vale relembrar a abertura da mostra, primeira individual de Maria, que reuniu família, amigos, artistas, moradores e personalidades de Paraty, em uma noite de música ao vivo e dança, ao som dos cirandeiros locais, degustação de cachaça Maria Izabel, comidinhas do mar do Buffet Raízes e presenças ilustres como a do jornalista Roberto Muylaert, a paisagista Cida Cutait, o empresário André Moraes de Barros, os artistas plásticos Marcinho Franco, Dalcir Ramiro (Cizinho) e Luciana Ramiro. Marcaram presença também as cinco irmãs de Maria por parte de mãe: Belita, Mabel, Mariza, Maíra e Maia.



"Sou minimalista, não gosto de nada extravagante. E fiquei maravilhada com a maneira que as obras foram colocadas. Fazer uma exposição na Casa da Cultura, na minha cidade, é o meu céu", disse Maria Cermelli.


Fotos: Thiago Costa/Casa da Cultura de Paraty


Exposição

"Todos os meus sonhos são aqui"

Até 30 de junho de 2024

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000

Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita

Contato: +55 (24) 99238 4737

IG @casadaculturaparaty

21 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page